n História - Institucional - Câmara Municipal de Rio Claro - Rio de Janeiro

História da Câmara

Mais de 160 anos de história

A primeira Câmara Municipal de Rio Claro foi empossada perante a Câmara de São João do Príncipe em 1 de janeiro de 1850, sendo os seguintes vereadores: Firmino José de Castro, Lourenço José do Amaral Coutinho, José Joaquim Pereira Júnior, José Prudente da Silva, Francisco Alves de Moraes, José Thimóteo Ferreira de Melo e Nuno Eulálio dos Reis, o primeiro presidente da Câmara.

Mesmo com a Câmara instituída naquela época, não havia sede do Legislativo Municipal. O centro de Rio Claro é pouco habitado e suas terras pertenciam ao coronel José Luiz de Andrade, que mais tarde desmembrou a parte central de suas propriedades doando ao município de Rio Claro, onde hoje existe a Igreja Nossa Senhora da Piedade, Casa da Cultura e toda a área central do município.

Mais de 160 anos de história

A primeiro ata da Câmara Municipal de Rio que se tem registro com data em 9 de abril de 1850 quando as autoridades representadas pelo então presidente da Câmara, Nuno Eulálio dos Reis, o coronel José Luiz de Andrade, o deputado provincial Dr. Emiliano Fagundes Varela se uniram para consolidarem uma nova municipalização.

Na área central da cidade, onde hoje existe a Praça Fagundes Varela foi construída a Câmara Municipal, a cadeia pública e a igreja matriz, surgiram as primeiras ruas e casas de pau a pique foram sendo construídas no entorno. Durante anos funcionaram neste prédio os três poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

A Nova Sede da Câmara

Com o crescimento do município de Rio Claro o poder Executivo adquiriu um terreno para que fosse construída uma nova prefeitura, transferindo a Câmara Municipal de Rio para a Rua Dr. Salim Alexandre Elias, 274, no Centro, onde funciona até os dias atuais.

O presidente da Câmara neste período, Wilson Latino, contou que o terreno onde a Casa foi construída custou CR$ 40 mil (quarenta mil cruzeiros) na época e toda a edificação foi erguida com recursos do município, durante o governo do prefeito Cid Magalhães Silva. O prédio da Câmara foi inaugurado em 30 de dezembro de 1976.

No ano passado, no entanto, a Casa passou por uma nova reforma tendo todos os seus espaços modernizados, climatizados e adaptados para a circulação de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Os setores foram informatizados, um novo sistema de segurança foi implantado e a Câmara adquiriu dois veículos para atender a demanda dos vereadores. Para a próxima legislatura serão construídos onze gabinetes e o arquivo da Casa.

Febre amarela - tudo que você precisa saber para se proteger

TV CÂMARA

SESSÃO SOLENE