Em  viagem oficial a convite da Embaixada da República Tcheca em Brasília, os vereadores José Alexandre de Almeida Cunha, Edson Higino de Oliveira Silva e Vicente de Paula Oliveira prontamente representaram o município de Rio Claro, em especial o distrito de Lidice. O evento teve como tema um ato em memória da tragédia das enchentes ocorridas no distrito.

Em rodas de debates e conversas com diversas autoridades, houve a exposição de fotos e o pronunciamento do Presidente da Câmara Municipal de Rio Claro. Iniciando seu discurso, o Presidente parabenizou pelos 80 anos da Lidice Brasileira e sua representatividade histórica no distrito. Ele também expressou seu sentimento em relação ao desastre das enchentes, mas enfatizou que, embora o ocorrido sempre seja lembrado, é preciso ter um olhar voltado para um futuro diferente e construir novas histórias. Ainda em seu discurso, agradeceu seus pares e a presença dos vereadores Edson Higino de Oliveira Silva e Vicente de Paula Oliveira por se prontificarem a estar presentes em tão honroso evento.

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, José Alexandre de Almeida Cunha, reiterou que é preciso fazer a diferença. As marcas de tristeza sempre serão lembradas, mas podem e devem ser transformadas em marcas de alegria para a construção de uma nova história. Finalizando sua fala, agradeceu à S.E. Sra. Paiva Havrlíkova pelo honroso convite feito à Câmara Municipal de Rio Claro e à participação de todos que puderam estar presentes e marcar o início de uma nova história no evento realizado em 11 de junho de 2024.

Construa Pontes, Não Muros.

As pontes te levam a outros horizontes.

Os muros te impedem de ver outros horizontes.

Por Damião Maximino